Lançados em São Paulo dois edifícios inteligentes residenciais


A tecnologia será responsável pela valorização do tempo livre dos futuros moradores. Estima-se que nos Estados Unidos a necessidade de equipar imóveis residenciais com uma moderna infra-estrutura de comunicação e entretenimento deva crescer mais de 40% até 2004. Essa tendência deve se confirmar também no Brasil, pois, na esteira dos edifícios comerciais, segue aquecida a procura por apartamentos residenciais inteligentes com facilidades que permitam ao morador conciliar as atividades profissionais, familiares e de lazer através do seu celular ou computador

Apostando no sucesso de vendas do primeiro edifício inteligente residencial de São Paulo, o Practical Life Chácara Inglesa, que no primeiro semestre de 2001 foi integralmente vendido três semanas após seu lançamento, a Construtora Bracco e a Construtora Thomé, em conjunto com a Practical Soluções Imobiliárias, acabam de lançar mais dois empreendimentos com o conceito de "moradia inteligente", em que a tecnologia será a responsável pela valorização do tempo livre dos futuros moradores.

O primeiro, lançado em abril de 2002, é o Practical Life Maracá, situado a poucos metros da estação Conceição do Metrô, na rua Maracá, 431. É o primeiro 4 dormitórios da micro-região e sua planta, com 106,75 m² de área útil, e 2 ou 3 vagas na garagem, inclui ampla varanda, suíte master com closet e hidromassagem, 3 dormitórios, banheiro, suíte de empregada que pode ser transformada em home office, cozinha com local para despensa, lavabo e um elevador social para cada dois apartamentos. O espaço de lazer no térreo prevê duas piscinas, churrasqueira, salão de home theater, salão de ginástica, vestiários e banheiros para empregados e diaristas, características dificilmente encontradas na região. O preço médio da unidade padrão será de R$ 210.000,00. O edifício tem 15 andares, 56 unidades, sendo 4 coberturas duplex. Existe opção de planta com 3 dormitórios.

O segundo lançamento é o Practical Life Jardim Paulista, situado na rua Alves Guimarães, 718. É um empreendimento para famílias que não abrem mão de morar próximo aos locais de comércio e gastronomia mais nobres da cidade e fazem questão de ter transporte e fácil acesso às principais avenidas da metrópole. "A localização, no terreno mais alto da rua Alves Guimarães, fica a praticamente 400 metros do mais badalado trecho da Oscar Freire. Em uma caminhada de 10 a 15 minutos é possível ir à FNAC, à Praça Benedito Calixto, ou até aos barzinhos da Vila Madalena", explica João Bosco Silveira, um dos diretores da Practical Soluções Imobiliárias.

O lançamento do Practical Life Jardim Paulista deverá acontecer nas próximas semanas. O edifício terá 14 andares, 58 unidades e 2 coberturas Penthouse. Em estilo moderno, a planta inclui 3 dormitórios, sala com 2 ambientes, varanda, 2 ou 3 vagas na garagem, suíte master com closet e hidromassagem, 2 dormitórios, banheiro, quarto de empregada, depósito individual no subsolo, copa e cozinha com despensa e um elevador social para cada dois apartamentos, tudo isso distribuído numa área útil de 100m². O prédio terá gerador de energia próprio. O espaço de lazer no terreno de 1.404m², contará com solarium, duas piscinas, sauna, sala de repouso, sala de ginástica, salão de festas, home theater e churrasqueira, além de vestiário, refeitório e banheiros para empregados e diaristas, características sempre extremamente valorizadas pelas famílias que gostam de morar naquela região. O preço médio do andar tipo será de R$ 270.000,00. Existe opção de planta com 2 suítes.

O grande diferencial dos edifícios Practical Life Maracá e Practical Life Jardim Paulista é a moderna infra-estrutura da planta de cada unidade que prevê, entre outros, a instalação de medidores individuais de água e gás que enviarão para a central, situada no térreo, a taxa de consumo que possibilitará a medição individual pela administração do condomínio. A vantagem mais importante do medidor individual de gás é a economia de até 40%. A planta prevê ainda local para instalação de aquecedor, cinco pontos para internet, telefone e televisão e instalações preparadas para receber o Home Net Center, um sistema de controle residencial desenvolvido pela IBM, através do qual várias funções podem ser programadas, como, por exemplo, ligar o ar condicionado, desligar uma TV, abrir e fechar as cortinas, verificar se está tudo em ordem na sua casa durante um final de semana prolongado, ver se a faxineira já terminou o serviço, ou também, através da intranet condominial contratar uma baby-sitter para seu filho. "Tudo isso através de um simples click do mouse do computador ou até pelo celular. Poderão estar ligados na rede, através de pontos inteligentes, computadores, TV a cabo, vídeo e DVD" explica Paulo Boselli, da IBM, responsável por esse empreendimento.

A aquisição do Home Net Center é opcional e não está incluída no preço do andar padrão. O Home Net Center proporciona ao morador possibilidades de otimizar o tempo, conciliando o trabalho, a vida pessoal e a administração da casa. Um bom exemplo é a intranet condominial. Ao invés do morador se deslocar até o síndico para fazer uma reclamação ou pedir uma conta atrasada pelo interfone, ele pode fazer isto pela rede interna ou de qualquer computador mandando um e-mail. Através de uma webcam, o morador poderá verificar do próprio local de trabalho se o filho está estudando ou se deixou algum aparelho ligado. Isto porque os apartamentos já têm pontos para instalação de internet, telefone e vídeo em todos os quartos e na sala de visitas. Esse diferencial tem uma valor inestimável", explica Boselli.

De acordo com o engenheiro Atílio Bracco, diretor da Construtora Bracco, os dois projetos são voltados para famílias que já estejam vivendo uma vida up to date em relação às novas tecnologias.

"Os futuros moradores que optarem pela aquisição do Home Net Center vão poder comandar toda a casa pela internet ou pelo celular, simplificando as tarefas do dia-a-dia, mas estarão aliando a tudo isso à comodidade que os dois empreendimentos oferecem, como ampla facilidade de transporte, comércio, escolas e centros de lazer próximos, qualidades obrigatórias para aqueles de querem usufruir uma boa qualidade de vida, um item cada vez mais requisitado pelos moradores de São Paulo. Além disso, são prédios que contam com projeto arquitetônico da Uniarq e paisagismo da Martha Gavião e Associados, nomes consagrados pelos vários projetos de primeira linha que vem desenvolvendo nos últimos anos", completa Bracco.

"Informatizar uma casa ou apartamento não é barato, às vezes chega a 15% do valor do imóvel. Hoje não é difícil encontrar famílias que já contam com dois computadores ou mais, muitos já interligados por rede, com serviços de banda larga, DVD e outros, como monitoramento de segurança e controle de movimentos por luz. Nestes dois novos edifícios, os futuros moradores vão encontrar toda infra-estrutura pronta para instalação dessas facilidades. Esse é o perfil ideal dos moradores que já estão vivendo uma realidade em que é imprescindível poder utilizar todas as comodidades que a tecnologia já disponibiliza para simplificar as tarefas do dia-a-dia", finaliza Bracco.
 
 
 
 
 
Video da Construtora
Área Restrita













Construtora Bracco - 2019(11) 3094-2844